segunda-feira, 17 de maio de 2010

Histórico da instituição

A cooperativa CRÊSER é uma entidade que tem como finalidade o desenvolvimento econômico-social da pessoa portadora de deficiência mental, através de atividades produtivas, adequadas a sua realidade.
A partir do redimensionamento regimental efetivo nas escolas municipais especiais, que delimitou a idade de permanência para escolarização nestes espaços até os 21 anos de idade, deflagrou-se a discussão em torno da integração social e laboral dos alunos egressos das escolas especiais. Um grupo de mães organizou-se e elaborou um projeto de criação de uma cooperativa de pais e alunos das escolas municipais especiais de Porto Alegre, com a finalidade de proporcionar uma atividade produtiva e ocupacional a estes jovens.
A organização das mães se efetivou através do movimento nas Escolas Elyseu Paglioli, Luiz Francisco de Lucena Borges, Lygia Morrone Averbuck e Tristão Sucupira Vianna, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Através do Orçamento Participativo foi adquirido o prédio e a prefeitura de Porto Alegre cedeu o espaço para a construção do mesmo, culminando com a inauguração em Março de 2000.
A CRÊSER vem, desde sua inauguração, promovendo, dentro do seu quadro social e em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e outras organizações não governamentais, ações de educação profissional e social com o objetivo de habilitar os jovens para o exercício pleno da cidadania que lhes é de direito.
Para garantir a produção, a renda e a ocupação sistemática dos cooperativados são desenvolvidas diversas frentes e formas de trabalho, envolvendo-os de acordo com suas habilidades.
Atualmente a Cooperativa conta com três oficinas de produção: confeitaria, papel artesanal e horta agroecológica. Conta também com três grupos de Educação de Jovens e Adultos - EJA, na perspectiva de suporte pedagógico à organização para o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário